quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Sobre meritocracia e desigualdade

Sou pela meritocracia, pois se os melhores forem promovidos, todos serão incentivados a melhorar e a sociedade sairá ganhando pois, para cada função, será escolhido o mais apto. Mas reconheço que nunca teremos oportunidades iguais, pois as famílias são diferentes. Nascer numa família na qual as pessoas estudaram, viajaram, falam e lêem diferentes idiomas é muito diferente de nascer numa família na qual os pais têm poucos estudos e pouco tempo para dedicar aos filhos. Claro que a escola pode e deve ser igual para os dois, mas isso não garante a igualdade absoluta de oportunidades. Isto simplesmente não existe, pois o capital cultural é transmitido sobretudo pela família. 
Aliás, boa parte da desigualdade vem da natureza. Por que algumas mulheres são mais bonitas do que outras? Por que alguns são mais altos e mais fortes que os outros? A ideologia da igualdade absoluta é simplesmente a liberação do direito à inveja. Há cada vez mais meninas bonitas sendo agredidas por meninas invejosas. Agressões duras, destinadas a eliminar a beleza e restaurar a "igualdade de oportunidades". Infelizmente, está se banalizando. Os gordos também reclamam que são discriminados e querem mudar ou anular o que consideram ser "o gosto imposto pela sociedade". Como se sexo tivesse mais relação com moda do que com instintos desenvolvidos ao longo de milhões de anos de evolução da espécie. 
Antigamente a religião ajudava a frear esse terrível sentimento que é a inveja e tentava promover a caridade como forma de compensação das desigualdades. Com o descrédito das religiões, a inveja virou virtude cívica e a caridade obrigação do estado. Só que quem ia a uma Santa Casa nos tempos idos era tratado por pessoas que desejavam tratar os outros e acreditavam que isso as aproximava de Deus. Agora são atendidas em hospitais públicos por funcionários públicos que podem estar em greve por aumento de salários. Não sei se a religião deveria ou não voltar, mas a caridade deveria. A condenação da inveja também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário