terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O papel das redes sociais ou por que a ficha está demorando para cair?

Você conhece quantos eleitores do Collor? Imagino que bem poucos. Quase todas as pessoas com mais de 45 anos completos hoje estavam aptas a votar no pleito de 1989. Pergunte aos maiores de 45 anos em quem eles votaram: Lula ou Collor. Eu garanto que até bem pouco tempo atrás, você não encontraria quase nenhum eleitor do Collor (hoje tenho dúvidas, pois há até quem defenda intervenção militar... ). Mas, se ninguém votou nele, como ele pode ganhar? 
Pois é, não havia facebook. Ficou fácil voltar atrás, esquecer ou mesmo esconder o passado. Como ninguém havia postado banner do Collor; seu rosto emoldurado de Collor; o hino do Collor; as promessas de campanha e, fundamental, a acusação de que Lula sequestraria os recursos das Cadernetas de Poupança, era só tocar a vida e contar uma mentira inofensiva: na verdade, votei no Lula.
Agora é diferente. O sujeito vai ao facebook e, na sua ignorância, paramenta-se do erro político da vez. O problema que isso cria para o destino das sociedades é que fica difícil voltar atrás. Afinal, como diz o ditado popular: é muito mais fácil enganar alguém do que convencer alguém de que foi enganado. O problema básico é de auto-estima: quem engana quase sempre massageia o ego do enganado. Mas quem tenta demostrar a alguém que ele foi enganado, destrói sua auto-imagem e revela sua ignorância. 
Então a luta será rua por rua, casa por casa. Uma batalha de Stalingrado virtual. As pessoas não vão se render tão facilmente. Elas vestiram a mentira, então não dispõem de meios fáceis para se livrar dela. Essas pessoas não terão a opção que alemães tiveram, ao poder queimar todas as fotos e relíquias do tempo nazista, na medida que os russos se aproximavam. Naqueles tempos, alguns, melhor posicionados, até conseguiram providenciar uma filiação de última hora ao partido comunista. Não vai ser assim. Esse povo todo que dilmou e compartilhou isso com o mundo, deixou inscrito na história do Brasil, para consulta dos futuros historiadores e biógrafos, de que lado esteve na disputa de 2014.
Nós não sabemos quem elegeu Collor, pois seus eleitores se dispersaram. Mas, graças ao facebook, saberemos exatamente os que elegeram Dilma. Então, meus caros, eles não vão entregar os pontos facilmente. Estejamos, pois, preparados para uma longa luta democrática, de convencimento, meios e manifestações pacíficas. Mas contínuas e insistentes, para não deixar dormir os que estão com dor de cabeça. Pois importante não é só erradicar o erro político da vez, mas nos educarmos sobre suas causas e consequências. Só assim, podemos dificultar a repetição das falhas e construir uma democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário