quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sobre a "filosofia" black bloc pela qual ataque às coisas não constitui violência

O estranho conceito dos black blocs sobre a violência nos permite discutir um princípio importante: o ataque aos bens de uma pessoa é um ataque à própria pessoa. Tanto um grande banco quanto um trabalhador com seu fusquinha têm o mesmo direito à propriedade. A diferença é o como lidam. Tento me colocar no lugar. Se eu fosse dono de um grande banco, teria também uma seguradora. Eu simplesmente pediria aos meus funcionários técnicos uma reavaliação do risco de sinistro das agências e sugestões sobre como lidar com ele. Ficaria chateado, claro, talvez tivesse que economizar em algum dos requintes da vida, mas seguiria em frente. Porém, se eu fosse o dono de um fusquinha queimado, pelo qual tivesse feito um grande sacrifício, eu provavelmente me sentiria magoado, revoltado, indignado e injustiçado. Esses são sentimentos humanos. Para um black bloc, a questão importante é que o fusquinha realmente não sente nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário